França declara alerta máximo devido à Covid-19 em mais quatro cidades

Paris, Marselha, Aix-en-Provence e Guadalupe já estavam neste cenário

  • Por Jovem Pan
  • 08/10/2020 15h37
Charles Platiau/Reuters pessoas andando na rua na frança A França está preocupada com a segunda onde de Covid-19

O governo da França colocou Lyon, Lille, Grenoble e Saint-Étienne em alerta máximo nesta quinta-feira devido à rápida propagação do novo coronavírus nessas cidades, que a partir de sábado terão novas restrições, como o fechamento de bares, para frear a pandemia. O alerta máximo é declarado quando a taxa de incidência supera 250 casos por cada 100 mil habitantes nos últimos sete dias entre a população em geral, cem casos entre os idosos ou quando ao menos 305 dos leitos das unidades de terapia intensiva (UTI) estão ocupadas por pacientes com Covid-19.

Paris, Marselha, Aix-en-Provence e Guadalupe já estavam neste cenário. Na semana passada, o ministro da Saúde francês, Olivier Véran, avisou que a situação nas outras cidades era preocupante e que, se não melhorasse, elas também entrariam nessa classificação. Véran também explicou que a evolução em Toulouse e Montpellier estava sendo monitorada antes de ser decidida a aplicação ou não de restrições mais firmes. Atualmente, ambas permitem a abertura de restaurantes, mas limitam a seis pessoas o número de ocupantes por mesa.

A taxa de incidência em termos gerais já está em 116,28 casos por cada 100 mil habitante, enquanto que a taxa de positividade do total de testes realizados chega a 9,06%, muito superior à de 1% quando o confinamento terminou em 11 de maio.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.