Incêndio destruiu um terço de ilha australiana, informa Nasa

  • Por Jovem Pan
  • 08/01/2020 16h07
EFE Um terço da Ilha Kangaroo já foi atingido pelo fogo

A Nasa estima que cerca de 155 mil hectares da Ilha Kangaroo, na Austrália, tenham sido devastados pelos incêndios que atingem o país desde o fim de dezembro. Imagens divulgadas pela agência espacial norte-americana mostram a abrangência e as consequência do fogo na ilha, que abriga diversas espécies selvagens.

Kangaroo é situada na costa sul da Austrália, e é famosa por sua natureza exuberante e por suas reservas naturais protegidas. Lá, vivem espécies de leões-marinhos, coalas e aves. A região oeste da Ilha, onde está localizado o Parque Nacional Flinders Chase, foi a mais afetada. Duas pessoas morreram, 56 casas foram destruídas e centenas de edifícios foram danificados pelas chamas.

Calcula-se que o incêndio tenha matado 25 mil coalas, metade da população que habita a Ilha. O local era considerado um refúgio seguro para os animais, uma vez que estava isenta de clamídia, doença comum entre a espécie que pode causar sua infertilidade e morte.

Os incêndios na Austrália já destruíram mais de 7,3 milhões de hectares e mataram cerca de 500 bilhões de animais em Nova Gales do Sul, segundo informou a Universidade de Sydney à CNN. A polícia australiana acusou pelo menos 24 pessoas por iniciar propositalmente os incêndios no estado. Além dos acusados, a polícia de Nova Gales do Sul tomou medidas legais contra 183 pessoas.

* Com informações da Agência Brasil.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.