Incêndio incontrolável atinge terceiro tanque de petróleo em Cuba e compromete ainda mais a situação

Tragédia já deixou um morto, 122 feridos, 16 desaparecidos e quatro mil desalojados; Venezuela e México enviaram equipes especiais para ajudar na tentativa de controlar o fogo

  • Por Jovem Pan
  • 08/08/2022 12h10 - Atualizado em 08/08/2022 12h13
YAMIL LAGE / AFP incêndio em cuba Autoridades seguem combatendo incêndio em depósito de combustível em Cuba

Um incêndio incontrolável que atinge um depósito de armazenamento de combustível, no oeste de Cuba, desde sexta-feira, 5, se estendeu para mais um tanque de petróleo nesta segunda-feira, 8, informou o governador da província, Mario Sabines. “O terceiro tanque também desabou, depois que combustível vazou do segundo e comprometeu ainda mais a situação durante a madrugada”, afirmou Sabines à televisão estatal. O fogo começou na sexta quando um raio atingiu um dos tanques do depósito localizado nos arredores de Matanzas, cerca de 100 quilômetros a leste de Havana. A presidência de Cuba solicitou ajuda e consultoria a países amigos com experiência na questão do petróleo e teve uma resposta rápida. Venezuela e México enviaram equipes especiais para tentar controlar o incêndio. Os Estados Unidos ofereceram consultoria técnica, informou o presidente Miguel Díaz-Canel no Twitter.

Nesta segunda, autoridades permaneciam no local para combater o incêndio após o registro de uma grande explosão. Segundo as últimas avaliações, o incidente, que resultou em chamas que se elevaram a dezenas de metros, aconteceu devido ao colapso do segundo depósito afetado pelas chamas. Vários helicópteros do exército atuam lançando água retirada do mar no local das chamas, para tentar conter o incêndio. De acordo com um primeiro boletim oficial, três pessoas ficaram feridas por causa da forte explosão ocorrida nas últimas horas. Até o momento, desde o início do incêndio nos depósitos, uma pessoa morreu, 122 ficaram feridas e 16 estão desaparecidas. A maioria dos que estão sendo buscados são bombeiros, que foram surpreendidos pela explosão no segundo depósito, quando atuavam para controlar as chamas do primeiro. O governo de Cuba informou que a tentativa de localização não será possível antes que o fogo seja extinto. Além disso, mais de 4 mil pessoas foram desalojadas nas localidades de Matanzas que ficam próximas ao parque industrial onde estão os depósitos de combustível.

*Com informações da AFP e EFE

Sua resposta foi registrada.

Enviando...

*As enquetes do Grupo de Comunicação Jovem Pan não possuem caráter científico e só refletem a opinião de sua audiência.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.