Sem transporte, indianos morrem atropelados por trem enquanto dormiam

  • Por Jovem Pan
  • 08/05/2020 11h53 - Atualizado em 08/05/2020 11h56
STR/EFE Dezesseis indianos morreram atropelados por um trem enquanto tentavam voltar para casa a pé após perderem o emprego por causa da pandemia

Pelo menos 16 pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas, nesta sexta-feira (8), depois de serem atingidas por um trem de carga enquanto dormiam no caminho para casa no oeste da Índia.

O acidente ocorreu por volta das 5h30 (hora local), no distrito de Aurangabad, quando um trem atingiu um grupo de 20 trabalhadores dormindo nos trilhos.

As vítimas trabalhavam em uma fábrica que foi fechada devido à pandemia da Covid-19 e, por causa da falta de transporte público, decidiram regressar a pé até as cidades de origem, no vizinho estado de Madhya Pradesh.

“Eles caminharam pelos trilhos do trem e dormiram quando se cansaram”, disse o policial, acrescentando que as pessoas já haviam percorrido cerca de 40 quilômetros a pé e que planejavam seguir os trilhos por mais 100 quilômetros antes de continuarem na estrada. “Estava escuro e eles andaram a noite toda, então adormeceram na pista e o trem de mercadorias passou por cima deles”, acrescentou.

O confinamento imposto aos 1,3 bilhão de habitantes da Índia deixou milhões de trabalhadores desempregados e levou centenas de milhares a percorrer as estradas a pé para retornar aos seus locais de origem.

Embora alguns estados tenham fretado ônibus e trens após semanas de crise para que essas pessoas pudessem voltar para casa, muitos permanecem se aventurando a andar centenas de quilômetros na incerteza de uma oportunidade de retorno.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.