Israel: Com 99% dos votos apurados, Likud de Netanyahu tem vantagem sobre Azul e Branco

  • Por Jovem Pan
  • 10/04/2019 13h47
EFE Vantagem de Netanyahu sobre Gantz é apertada: diferença entre os dois partidos é de 0,3 ponto percentual

Os eleitores israelenses foram às urnas na última terça-feira, 9, para escolher a composição do Parlamento do país. Com 99% dos votos apurados, o partido do atual primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, o Likud, está na frente com uma pequena vantagem sobre a coalizão centrista Azul e Branco, de Beni Gantz.

O sistema parlamentar de governo em Israel requer a formação de uma coalizão de pelo menos 60 cadeiras (50% do parlamento), algo que neste momento pareceria mais fácil de conseguir para Netanyahu.
O Likud tem 26,47% dos votos, contra 26,11% do Azul e Branco.

A participação eleitoral nessas eleições foi de cerca de 67% dos eleitores, quase 4% a menos do que nas últimas eleições legislativas, em 2015, revelou o jornal digital local “Times of Israel”.

Durante o processo de apuração, Netanyahu reivindicou a vitória em um discurso nesta manhã perante os membros de seu partido e seus apoiadores em Tel Aviv, na qual ele considerou ter obtido “uma tremenda vitória” e, esperando pela recontagem final de todos os votos.

Beni Gantz também se pronunciou antes do término da apuração e agradeceu, no Twitter, aos eleitores pela “vitória”.

Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, felicitou Netanyahu nesta quarta-feira, 10, por “ter vencido” as eleições gerais e disse que a vitória representa uma possibilidade de paz no Oriente Médio.

” Todo mundo disse que não é possível conseguir a paz no Oriente Médio entre Israel e os palestinos. Eu acredito que temos uma oportunidade. E acredito que temos uma oportunidade melhor agora que Netanyahu ganhou”, acrescentou o presidente americano.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.