‘Má vontade’ em negociar partiu dos EUA, não do Brasil, afirma Haddad
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reforçou nesta segunda-feira (18) que houve “má vontade” por parte dos Estados Unidos em relação às negociações sobre o tarifaço imposto ao Brasil. Haddad explicou que recebeu um convite do secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, o convocando para uma reunião sobre essa negociação. O ministro disse que resolveu divulgar que houve esse convite para “dissipar” qualquer dúvida sobre o Brasil estar disposto a negociar com os EUA.
“Eu sabia que, ao divulgar essa notícia, nós corríamos o risco de fazer com que a extrema direita se mobilizasse nos EUA para reverter a situação. Mas ficaria demonstrado que a responsabilidade de a reunião não ocorrer, não seria do Brasil”, detalhou o ministro, durante participação no seminário “Brazil 2030: Fostering Growth, resilience and productivity”, organizado pelo Financial Times e a CNBC, em São Paulo. Com isso, Haddad frisou que, agora, o Brasil possui documentos oficiais que deixam claro que o País estava disposto a negociar.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
O ministro também destacou que, com o tarifaço, os EUA quiseram impor ao Brasil uma situação inegociável e inconstitucional, que seria o Executivo brasileiro interferir em questões do Judiciário, em referência ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Nícolas Robert
[jp-related-posts ids=”2040143,2040127″]
continue lendo
Eliseu Caetano
Lula diz que vai à ONU para pedir que Trump não interfira nas eleições brasileiras
Presidente afirmou que pretende conversar com o líder americano durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York; encontro bilateral ainda não está previsto
- Congresso dos EUA aprova novo pacote de sanções contra a Rússia AFP · há 9 horas
- EUA criticam Canadá, México e China por falhas no combate ao tráfico de drogas Estadão Conteúdo · há 10 horas
- Banco Central dos EUA eleva juros para faixa de 3,75% a 4% ao ano AFP · há 15 horas
- Desabamento de prédio em Gaza deixa pelo menos 21 mortos AFP · há 15 horas