Onda de calor causa apagão em Buenos Aires e afeta 200 mil pessoas

Temperaturas na Argentina superaram os 40ºC nesta terça e demandaram maior consumo de energia

  • Por Jovem Pan
  • 11/01/2022 20h16
Enrique García Medina/EFE Pessoas se protegem do sol hoje no bairro Constitución, em Buenos Aires Pessoas se protegem do sol hoje no bairro Constitución, em Buenos Aires

Mais de 200 mil pessoas sofreram cortes de luz nesta terça-feira, 11, em Buenos Aires e arredores devido à alta demanda motivada por uma onda de calor que gerou o colapso do sistema elétrico. De acordo com dados governamentais do Ente Regulador da Eletricidade (Enre), há 153.314 clientes afetados por apagões na área sob a responsabilidade da empresa Edenor. “Uma linha de alta tensão ficou fora de serviço devido a um incêndio em uma casa no distrito de San Martín (na província de Buenos Aires)”, disse a empresa em comunicado. “Afetou uma grande parte do corredor norte da Cidade Autônoma de Buenos Aires e do Conurbano. A empresa iniciou os trabalhos de normalização, que serão escalonados e o serviço deverá ser gradualmente restabelecido nas próximas horas”, acrescentou.

A Edesur, uma das empresas que gerencia o fornecimento de eletricidade na área metropolitana, explicou que havia falhas em linhas de alta tensão. Isso provocou o corte do serviço em duas subestações, afetando o fornecimento de 58.445 clientes. Ambas as empresas são responsáveis pelo fornecimento de 5,3 milhões de clientes, dos quais 211.759 ficaram sem energia. A Argentina está atravessando uma onda de calor com temperaturas superiores a 40ºC, motivando um maior consumo de eletricidade. Espera-se que o avanço de uma frente fria através do centro do país gere uma leve queda das temperaturas, uma vez que o calor continuará durante toda a semana entre 30ºC e 35ºC.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.