Papa Leão XIV fará 1ª viagem internacional em novembro; destino atende a ‘sonho’ de Francisco

Pontífice irá à Turquia e ao Líbano entre os dias 27 de novembro e dois de dezembro; papa Francisco sonhava em celebrar os 1,7 mil anos do Primeiro Concílio de Niceia e ‘manifestar carinho ao povo do País dos Cedros’

  • Por Jovem Pan
  • 07/10/2025 11h29
  • BlueSky
EFE / Simone Risoluti / Dicasterio para la Comunicación del Vaticano Papa Leão XIV, durante visita ao Centro Mariápolis dos Focolares, na cidade de Castel Gandolfo, onde comemorou o décimo aniversário da encíclica ambiental do Papa Francisco Papa Leão XIV irá à Turquia e ao Líbano entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro

O Vaticano anunciou nesta terça-feira (7) a primeira viagem internacional do papa Leão XIV. O pontífice irá à Turquia e ao Líbano entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro. A visita deve começar pela cidade turca de Iznik, conhecida na Antiguidade como Niceia. O cronograma completo, entretanto, ainda não foi divulgado.

Segundo o Vaticano, o destino atende aos desejos do papa Francisco, que sonhava celebrar os 1,7 mil anos do Primeiro Concílio de Niceia “e manifestar carinho ao povo do País dos Cedros”.

“Uma promessa e um sonho. Turquia, terra do Concílio de Niceia, cujo aniversário de 1.700 anos está sendo comemorado. Líbano, o País dos Cedros, o país ‘mensagem’, segundo João Paulo II, o país atormentado por guerras e crises. O Papa Leão XIV retoma o legado do Papa Francisco e realiza sua primeira viagem apostólica à Turquia e ao Líbano, de 27 de novembro a 2 de dezembro”.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

“O Pontífice agostiniano realiza assim o desejo de seu predecessor de celebrar o aniversário importante do primeiro Concílio da história junto com bispos e patriarcas no mesmo local da assembleia, agora chamado Iznik, a 130 km da capital Istambul, e realiza o que Francisco sempre chamou de ‘sonho’, isto é, levar o carinho do Sucessor de Pedro ao povo libanês, atingido em muitas frentes, mas sempre firme, sempre pronto para seguir em frente”.

Segundo a agência Ansa, a visita será realizada em meio às negociações para que a Páscoa volte a ser comemorada em uma única data por todas as vertentes do cristianismo.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Nícolas Robert

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.