Parentes de tripulantes estão ‘muito chocados’ com aparecimento de submarino argentino

  • Por Jovem Pan
  • 17/11/2018 12h20
EPA/MARINHA ARGENTINA A marinha argentina confirmou que o submarino ARA San Juan foi encontrado neste sábado (17)

Familiares dos 44 tripulantes do submarino argentino ARA San Juan afirmaram estar “muito chocados” com a aparição da embarcação após um ano desaparecido no Oceano Atlântico. A Marinha argentina confirmou neste sábado (17) que o submarino foi encontrado.

“É muito impactante. Graças a Deus eles estão em paz”, contou Marta Vallejos, irmã de Celso, um dos tripulantes da Marinha argentina que viajavam na embarcação, em entrevista à agência de notícias EFE.

Segundo relatou, a notícia foi transmitida pela própria Marinha tanto a ela como a outros parentes que estão reunidos em um hotel da cidade de Mar del Plata, onde o submarino tinha sua base e onde nesta quinta-feira (15) foram realizadas homenagens pelo aniversário do desaparecimento.

Em complicadas condições para falar pela emoção, Vallejos ressaltou que todos estão “muito chocados” com a aparição do submarino no qual viajavam seus entes queridos. “Um dia 15 tirou eles de nós e um dia 15 os trouxe de volta!! Tantos sentimentos temos nestes momentos, pedimos respeito para eles. #44herorespresentes#arasanjuan”, escreveram familiares no Twitter.

Em declarações ao canal argentino “TN”, Jorge Villarreal, pai de Fernando, outro tripulante, destacou que já na manhã desta sexta-feira (16) os familiaries tinham sido informados de que “havia indícios que coincidia com 70% e 80% com as caraterísticas do submarino”.

“Mas às vezes se dizia o mesmo e eram formações rochosas. Nos chama a atenção que justo nesse ponto tinham passado e não o encontraram”, reconheceu, fazendo referência à intensa busca realizada nos primeiros meses, sem resultado

O encontro

Pouco depois das 2h local (3h, em Brasília) deste sábado, o Ministério de Defesa e a Marinha confirmaram que a companhia americana Ocean Infinity havia achado o submarino a 800 metros de profundidade, após analisar um objeto de 60 metros de comprimento que tinha sido detectado previamente por sensores. A companhia americana, que cobrará US$ 7,5 milhões pela operação, especificou que o submarino estava a cerca de 600 quilômetros da cidade de Comodoro Rivadavia.

Após dois meses de busca, a Ocean Infinity tinha antecipado nesta semana que abandonaria a expedição, pelo menos de forma temporária, para partir para a África do Sul. No entanto, este novo contato no fundo do oceano, obtido depois de revisar imagens obtidas previamente, fez a empresa atrasar seus planos e partir de navio até o local onde foi apresentado o indício.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.