Parlamentares britânicos pedem extradição de Assange para a Suécia

  • Por Jovem Pan
  • 13/04/2019 13h50 - Atualizado em 13/04/2019 13h51
Henry Nicholls/Reuters julian assange O australiano foi detido na última quinta-feira (11) na embaixada do Equador em Londres

Mesmo com a possibilidade da Suécia abrir um suposto caso de estupro contra Julian Assange, fundador do Wikileaks, parlamentares britânicos assinaram uma carta pedindo a sua extradição para o país. Ele permanece em uma prisão britânica e a intenção é que vá para o país nórdico antes que seja enviado aos Estados Unidos.

O australiano foi detido na última quinta-feira (11) na embaixada do Equador em Londres, onde estava refugiado há quase sete anos, por descumprir as condições de liberdade condicional em 2012 e por uma solicitação de extradição das autoridades dos EUA.

Na carta, que foi divulgada neste sábado (13) e assinada por 70 parlamentares, em sua maioria deputados trabalhistas, eles pedem ao ministro de Interior, Sajid Javid, que priorize um eventual pedido de extradição da Suécia para “investigar adequadamente” uma denúncia de estupro que prescreverá em agosto de 2020.

Os deputados pedem a Javid que defenda as “vítimas da violência sexual” e permita que as acusações sejam devidamente investigadas. “Não presumimos a culpabilidade, certamente, mas acreditamos que o devido processo deveria ser seguido e a denunciante deveria ver que se faz justiça”, escrevem os parlamentares. O texto foi compartilhado no Twitter pela deputada trabalhista Stella Creasy.

A carta sugere que as autoridades britânicas e americanas sabiam que o Equador iria retirar o asilo político do ativista australiano. “Parece que as autoridades suecas não estavam a par dos planos da detenção de Assange em Londres”, dizem os parlamentares na carta, e acrescentam que agradeceriam se houvesse clareza sobre se os procuradores suecos foram informados com antecedência sobre a decisão.

Por sua vez, o líder da oposição trabalhista, Jeremy Corbyn, pediu ontem que Assange não seja extraditado aos EUA. “O governo britânico deveria se opor à extradição de Julian Assange aos EUA por revelar provas das atrocidades no Iraque e no Afeganistão”, escreveu Corbyn na sua conta no Twitter.

Os EUA pedem a extradição de Assange, a quem acusam de conspiração com Chelsea Manning – militar presa por acessar e divulgar informações sigilosas que resultaram no escândalo conhecido como Cablegate – para hackear a senha de uma rede de computadores do governo.

Um tribunal em Londres o considerou culpado nesta quinta-feira de ter violado as condições de liberdade condicional em 2012, tornando-o passível de ser condenado a uma pena de até 12 anos de prisão.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.