Parte do cone principal do vulcão Cumbre Vieja colapsa e fluxo da lava aumenta

Modificação na morfologia do vulcão é considerada normal por especialistas e ocorreu exatamente duas semanas após início da erupção em La Palma

  • Por Jovem Pan
  • 04/10/2021 14h18
EFE/Miguel Calero vulcão em erupção na ilha de cumbre vieja Parte do vulcão Cumbre Vieja colapsou no domingo

Autoridades das Ilhas Canárias informaram neste domingo, 3, que parte do cone principal do vulcão Cumbre Vieja colapsou e desabou na ilha de La Palma após duas semanas de erupção constante. Com a mudança morfológica do terreno após o desabamento, a velocidade do fluxo de lava aumentou. O conteúdo vulcânico continua a cair no mar e as emissões de dióxido de carbono que são geradas a partir deste encontro são monitoradas pelo governo local, que criou uma zona de exclusão no oceano e ao redor do ponto principal de erupção. Até o momento, de acordo com dados da Segurança Nacional da Espanha, quase mil casas foram completamente destruídas e 400 hectares foram tomados pela lava. Os moradores são orientados a não sair de casa para evitar o contato das cinzas vulcânicas com a pele e com os olhos e usarem máscaras PFF2 se precisarem deixar as residências para evitar problemas respiratórios.

O governo não descartou que novos pontos de descida de lava sejam abertos no vulcão nas próximas horas e uma equipe monitora a movimentação do magma na região. Mais de 6 mil pessoas foram retiradas de casa desde o início da erupção. De acordo com o Instituto Nacional de Geografia, a causa do colapso foi a potência da própria erupção, que teve uma intensificação na atividade explosiva ao longo do fim de semana. Apesar disso, de acordo com a vigilância vulcanológica do local, a atividade não é tão forte quanto a registrada entre os dias 24 e 27 de setembro. Ninguém morreu até o momento e um plano econômico milionário para devolver residências aos desabrigados foi criado no país. Não há qualquer previsão para que a erupção acabe.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.