PCC e CV são organizações terroristas? Entenda a classificação dos EUA
O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (28) que o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) passam a ser classificados como Terroristas Globais Especialmente Designados (SDGTs, na sigla em inglês). O órgão também comunicou que pretende enquadrar ambas as facções brasileiras como Organizações Terroristas Estrangeiras (FTOs, na sigla em inglês).
As classificações impõem diferentes sanções. De maneira geral, o enquadramento como Terroristas Globais Especialmente Designados resulta em bloqueios financeiros, enquanto as Organizações Terroristas Estrangeiras sofrem punições criminais e diplomáticas.
Terroristas Globais Especialmente Designados
A autoridade para se classificar grupos e indivíduos como Terroristas Globais Especialmente Designados é conferida pela Ordem Executiva número 13.244, de 23 de setembro de 2001. A norma foi estabelecida pelo ex-presidente norte-americano George W. Bush depois dos ataques de 11 de Setembro.
A classificação é feita conjuntamente pelos departamentos de Estado e do Tesouro. Segundo entendimento da Agência de Controle de Ativos Estrangeiros (Ofac, na sigla em inglês), vinculada ao órgão financeiro norte-americano, grupos com o enquadramento cometeram ou representam risco de praticar atos de terrorismo. Organizações ou indivíduos que fornecerem apoio, serviços ou assistência também podem receber a designação.
Com a classificação, o Departamento do Tesouro consegue interromper o acesso de grupos ou indivíduos a fundos sob jurisdição dos Estados Unidos.
Organizações Terroristas Estrangeiras
Em conformidade com a seção 219 da Lei de Imigração e Nacionalidade, de 1965, o Departamento de Estado é o responsável por classificar grupos como Organizações Terroristas Estrangeiras. O monitoramento de organizações fica a cargo do Escritório de Contraterrorismo e Combate ao Extremismo Violento, do órgão.
Para um grupo ser enquadrado com a classificação, precisa:
- Ser estrangeiro;
- Estar envolvido em atividade considerada terrorista conforme a legislação norte-americana;
- Suas ações ameaçarem ou representarem risco aos cidadãos e à segurança nacional dos Estados Unidos.
Com a designação, os integrantes da organização ficam proibidos de entrar nos Estados Unidos. Também é considerado ilegal o fornecimento de qualquer tipo de apoio ou recursos ao grupo classificado.
Assuntos
continue lendo
Eliseu Caetano
Juiz dos EUA chama de ‘registro falso’ documento usado pelo STF para prender Filipe Martins
Filipe Martins é ex-assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência no governo Jair Bolsonaro. Ele foi condenado pelo STF a 21 anos de prisão no processo sobre a tentativa de golpe de Estado
- Rússia retira embaixador no Reino Unido, mas diz que relações estão intactas Europa Press · há 10 horas
- China adia missão lunar que buscaria água no polo sul da Lua AFP · há 13 horas
- Governo Trump diz que guerra comercial pode ter impacto ‘devastador’ para o Canadá AFP · há 16 horas
- Bombardeio israelense em Gaza deixa três mortos, incluindo uma criança de 4 anos AFP · há 16 horas