Presidente da Ucrânia promete desenvolver novos sistemas de mísseis se for reeleito

  • Por Jovem Pan
  • 17/03/2019 13h06
EFE EFE Programa teria objetivo de "dar resposta à agressão e impactar alvos na retaguarda profunda do inimigo", disse Poroshenko

O atual presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, prometeu neste domingo, 17, que, caso seja reeleito, terá um programa para desenvolver um novo sistemas de mísseis para as Forças Armadas do país.

“Começarei o próximo mandato com o desenvolvimento de um novo programa de mísseis”, disse o governante em um grande comício organizado na praça Mikhailovskaya, em Kiev, capital do país.

No último dia 11, Poroshenko propôs à indústria militar do país a tarefa de criar sistemas de mísseis de alta precisão e maior alcance, capazes de “dar resposta à agressão e impactar alvos na retaguarda profunda do inimigo”, em alusão à Rússia.

O conflito armado entre as forças separatistas, lideradas pelos russos, e o governo ucraniano culminou, em 2014, na anexação da península ucraniana da Crimeia, no sul do país, ao território russo. Poroshenko assimiu o governo em maio daquele ano, prometendo retomar as áreas dominadas pelos rebeldes russos no leste do país.

O presidente ressaltou que a sua vitória nas eleições obrigará a Rússia a aceitar o lugar das forças de paz da ONU na região do conflito no leste do país, como propôs o governo ucraniano.

“Quando (o presidente russo Vladimir) Putin perceber que os ucranianos votaram contra aqueles que se ajoelham, contra a rendição, será obrigado a aceitar a postura da Ucrânia sobre os ‘boinas azuis’ da ONU em Donbass e outras propostas nossas”, disse.

O presidente ucraniano insistiu que a única garantia de segurança e independência para a Ucrânia e os seus cidadãos é a entrada do país na União Europeia e, especialmente, na Otan.

“Com um vizinho como a Rússia, é possível dormir tranquilo, sem uma escopeta carregada sob a cama, apenas com a defesa coletiva da Aliança Atlântica”, ressaltou.

A duas semanas do pleito, que está marcado para o dia 31 deste mês, o líder nas pesquisas é o ator Vladimir Zelenski, com 20,3% das intenções de voto, seguido por Porosheko e pela ex-primeira-ministra Yulia Timoshenko, praticamente empatados no segundo lugar com pouco mais de 16%.

Ao todo, 39 candidatos concorrem à presidência da Ucrânia. Caso nenhum deles obtenha a maioria absoluta no dia 31 de março, os dois mais votados disputarão um segundo turno três semanas depois.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.