Presidente sul-coreano diz que Kim Jong-un visitará Seul ‘em breve’

  • Por Jovem Pan
  • 01/11/2018 07h39
EFE Nova cúpula entre presidentes da Coreia deve acontecer ainda este ano

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, disse nesta quinta-feira, durante um discurso no Parlamento, que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, visitará “em breve” Seul para a realização de uma nova cúpula.

Durante o encontro em Pyongyang, no mês de setembro, foi acordado que Kim visitaria Seul antes de terminar o ano, o transformando no primeiro líder norte-coreano a pisar solo sul-coreano.

Durante um discurso sobre política econômica pronunciado hoje por Moon, na Assembleia Nacional (Parlamento), o presidente destacou que os atuais avanços diplomáticos para levar a desnuclearização e a paz à península são um eixo para conseguir um crescimento sustentável.

“A segunda cúpula entre a Coreia do Norte e Estados Unidos será em breve. Espera-se que Kim Jong-un visite a Rússia e que (o presidente da China) Xi Jinping vá até a Coreia do Norte. A possibilidade de uma nova cúpula com a Coreia do Norte também está aberta. A visita de Kim Jong-un a Seul será em breve”, disse Moon.

No entanto, o presidente sul-coreano não deu mais detalhes sobre a visita ao Sul do líder norte-coreano.

É mais que provável que a reunião entre Kim e Moon em Seul – que seria a quarta cúpula deste ano – aconteça antes do segundo encontro entre o líder norte-coreano e o presidente dos EUA, Donald Trump, para seguir tratando da desnuclearização do regime.

*Com informações da Agência EFE.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.