Rússia anuncia cessar-fogo parcial para abrir corredores humanitários

Exército vai parar os ataques por cinco horas em Mariupol e Volnovakha para que os civis deixem os municípios

  • Por Jovem Pan
  • 05/03/2022 07h22 - Atualizado em 05/03/2022 07h41
Aleksey Filippov / AFP - 05/03/2022 Ucrânia Soldado ucraniano na cidade de Mariupol, em meio ao conflito com o Exército do Kremlin

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou neste sábado, 5, um cessar-fogo parcial para abrir corredores humanitários nas cidades ucranianas de Mariupol e Volnovakha. Segundo a agência de notícias russa RIA, o Exército vai parar os ataques por cinco horas para que os civis deixem os municípios e para que suprimentos e medicamentos possam chegar a região. O prefeito de Mariupol, Vadym Boichenko, pediu que os moradores deixem a cidade. “Caros moradores de Mariupol, a partir de hoje começa a evacuação da população na cidade. Não é uma decisão fácil, mas, como sempre disse, Mariupol não são ruas e casas. Mariupol são seus habitantes, somos você e eu. Nossa principal tarefa sempre foi e continua sendo proteger as pessoas”, escreveu nas redes sociais.

“Nas condições em que nossa cidade está, constantemente sob fogo implacável dos ocupantes, não há outra solução senão permitir que os moradores deixem Mariupol com segurança”, completou. O porta-voz da presidência ucraniana, Mykhailo Podoliak, confirmou o cessar-fogo na região dos corredores humanitários. “Em Mariupol e Volnovakha, corredores humanitários para evacuação estão sendo preparados para abertura, colunas estão sendo formadas para aqueles que vão sair. As partes cessaram fogo temporariamente na área dos corredores”, informou. Serão disponibilizados ônibus municipais para a evacuação dos civis. Os moradores também poderão utilizar seus próprios carros.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.