Rússia manifesta enérgico protesto por expulsão de diplomatas

  • Por Agência EFE
  • 26/03/2018 14h40
EFE/ Sergei Chirikov Ministério de Relações Exteriores, Serguei Lavrov afirmou que expulsão de diplomatas russos é "um passo hostil"

A Rússia expressou nesta segunda-feira (26) seu “enérgico protesto” pela decisão de países da União Europeia e da OTAN de expulsar diplomatas russos por causa do caso Skripal, numa declaração do Ministério de Relações Exteriores divulgada no site oficial.

“Expressamos o nosso enérgico protesto pela decisão adotada”, afirmou o Ministério, que advertiu que a Rússia “reagirá”.

“Acreditamos que este é um passo como hostil e que não ajuda a estabelecer as causas e a busca pelos culpados”, seguiu o texto sobre o ocorrido em 4 de março em Salisbury (Reino Unido), quando o ex-espião russo Sergei Skripal e a filha dele, Yulia, foram envenenados, segundo o Reino Unido, com um agente químico de fabricação russa.

O órgão manifestou que este “gesto provocador” dos países que “seguem o jogo das autoridades do Reino Unido (…) é a continuação da política de confronto que aponta a uma piora da situação”.

Segundo o Executivo em Moscou, ao acusar infundadamente à Rússia do envenenamento de Skripal e da sua filha, as autoridades britânicas “adotaram, de fato, uma postura parcial e hipócrita”. A parte russa, conforme a declaração, solicitou informação ao Reino Unidos em várias ocasiões, mas não recebeu retornos, embora se trate de uma tentativa de assassinato de cidadãos russos em território britânico.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.