Temperatura média do planeta pode subir 3,4°C até 2100, diz ONU

  • Por Jovem Pan
  • 23/09/2019 11h51
CRIS FAGA/FOX PRESS PHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO CRIS FAGA/FOX PRESS PHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO Média da temperatura do planeta de 2015 para 2019 será 0,2ºC maior do que os cinco anos anteriores

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que a temperatura média do planeta poderá aumentar em até 3,4 º C até o final deste século. O documento, que reúne estudos científicos da Organização Meteorológica Mundial e outros órgãos especializados, foi publicado nesse domingo (22), um dia antes do início da Cúpula sobre a Ação Climática em Nova York.

Segundo o relatório, que defende a adoção de medidas para combater o aquecimento global, a média da temperatura do planeta de 2015 para 2019 será 0,2ºC acima do período anterior de cinco anos. Além disso, ela é 1,1ºC mais quente que os níveis pré-industriais de 1850 a 1900.

Os dados apontam, ainda, que o aumento dos níveis dos mares tem acelerado, e indica que a acidez dos oceanos aumentou 26% desde o início do período industrial por causa da absorção do CO2 liberado na atmosfera pelo uso de combustíveis fósseis. Além disso, a ONU informa as emissões de gases de efeito estufa continuam a subir, uma vez que esses combustíveis, como o carvão e o petróleo, ainda são as principais fontes de energia da humanidade.

Por fim, o documento alerta que a temperatura média global poderá aumentar 3,4 º C até 2100 mesmo se governos conseguirem cortar suas emissões como o prometido e ressalta que, para limitar o aumento em 1,5 º C acima dos níveis pré-industriais, os países precisarão se esforçar ainda mais.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu que líderes mundiais levem os fatos a sério e urgentemente façam algo a respeito.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.