Tempestade de neve afeta o leste dos EUA e provoca o cancelamento de milhares de voos

Eric Adams, prefeito de Nova York, pediu que os moradores da cidade permaneçam em casa porque ‘a mãe natureza tem a tendência de fazer o que deseja’

  • Por Jovem Pan
  • 29/01/2022 15h40
Justin Lane/EFE/EPA Pessoa bem agasalhada atravessa rua coberta por neve, com carros estacionados e igualmente cheios de neve Nova York teve de usar máquinas para espalhar sal e equipamentos para retirar neve

Uma tempestade de inverno com fortes nevascas e ventos atingiu a costa leste dos Estados Unidos neste sábado, 29, o que forçou o cancelamento de milhares de voos e ativou alertas meteorológicos para uma região onde moram quase de 70 milhões de pessoas. O fenômeno é particularmente intenso no nordeste do país, onde afeta as cidades de Nova York e Boston, e se desloca para o sul do Atlântico. Alertas de geada foram emitidos inclusive para a Flórida, onde o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês) advertiu para o risco de queda de iguanas das árvores porque estão temporariamente congeladas.

Máquinas para espalhar sal e equipamentos para retirar a neve são utilizados nas ruas de Nova York, que na manhã registravam 10 centímetros de neve acumulada. O prefeito da cidade, Eric Adams, pediu no Twitter que os nova-iorquinos permaneçam em casa porque “a mãe natureza tem a tendência de fazer o que deseja”. Quase 3.500 voos, domésticos e internacionais, foram cancelados neste sábado nos Estados Unidos, segundo o FlightAware, que monitora os voos no país. Outros 700 voos previstos para domingo já foram suspensos. Na sexta-feira, mais de 1.450 haviam sido cancelados.

O NWS alertou para “condições perigosas de tempestade de neve” ao logo das costas do Atlântico e da Nova Inglaterra, com acúmulos de neve que podem superar 60 centímetros na área de Boston. As previsões citam nevasca entre 60 e 120 cm por hora, e os ventos fortes ameaçam provocar “quedas de energia elétrica dispersas”. Apagões e a impossibilidade de viajar por rodovias também estão previstos. Os governos dos estados de Nova York e Nova Jersey declararam estado de emergência, e a prefeita de Boston, Michelle Wu, decretou emergência pela neve. “Vai ficar bastante feio”, disse Wu. “Será uma tempestade histórica”, afirmou.

*Com informações da AFP

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.