Tijjani Muhammad-Bande: Nigeriano é eleito presidente da Assembleia Geral da ONU

  • Por Jovem Pan
  • 04/06/2019 17h31
EFE/Evan Schneider/ONU/Ele será o segundo cidadão da Nigéria a liderar o órgão

Nesta terça-feira (4), o diplomata e acadêmico nigeriano Tijjani Muhammad-Bande foi eleito presidente da 74ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, cujo período de trabalhos terá início a 17 de setembro. Ele será o segundo cidadão da Nigéria a liderar o órgão. O primeiro foi Joseph Nanven Garba, que ocupou o cargo entre 1989 e 1990.

Em discurso, Muhammad-Bande mencionou o cumprimento da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável com “enfoque na paz e segurança, na erradicação da pobreza, na Fome Zero, na educação de qualidade, na ação climática e na inclusão” e destacou ainda a realização da 2ª Conferência da ONU sobre os Oceanos em Lisboa, a celebração da Pequim+25 sobre a mulher e outras reuniões que serão realizadas na sessão.

A atual presidente da Assembleia Geral da ONU, a equatoriana María Fernanda Espinosa, disse que o seu sucessor “traz consigo uma carreira notável como académico e diplomata”. Ela prometeu que, juntamente com o seu grupo de trabalho, estará à disposição “para garantir a melhor transição possível”. Ela é a quarta mulher da história a ocupar a posição.

*Com Agência Brasil