Tomaremos decisões nesta tarde para restaurar legalidade na Catalunha, diz Rajoy

  • Por Estadão Conteúdo
  • 27/10/2017 12h38
EFE/Toni Albir População catalã vai às ruas para pedir separação da Espanha O premiê disse que a Espanha se converteu nos últimos 40 anos "em um dos países mais prósperos do mundo"

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, agradeceu o apoio dos senadores para a utilização do artigo 155 da Constituição do país, que abre caminho para uma intervenção na Catalunha. A decisão foi tomada pelo Senado em Madri pouco após o Parlamento regional catalão realizar votação secreta na qual venceu a secessão.

Rajoy disse em declarações à imprensa que serão tomadas decisões “para restaurar a legalidade da Catalunha” já nesta tarde, quando haverá reunião de seu ministério. “O que ocorreu hoje no Parlamento da Catalunha é prova inequívoca da necessidade d e intervenção”, argumentou o premiê espanhol, em referência ao voto pela separação. “Não é possível a independência da Catalunha.”

O premiê disse que a Espanha se converteu nos últimos 40 anos “em um dos países mais prósperos do mundo” e pediu calma à população, dizendo que ele defenderá esse legado positivo.

Mais cedo, Rajoy havia dito que pretendia retirar o presidente regional, Carles Puigdemont, de seu posto, em uma intervenção para evitar a secessão.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.