Trump abre cinco pontos de vantagem sobre Biden após atentado

Última vez que um republicano venceu a eleição presidencial por mais de cinco pontos foi há mais de 30 anos

  • 18/07/2024 23h47
  • BlueSky
EFE/EPA/ALLISON DINNER Donald Trump O candidato presidencial republicano e ex-presidente Donald J. Trump ouve discursos no dia de abertura da Convenção Nacional Republicana (RNC) no Fiserv Forum em Milwaukee, Wisconsin, EUA, 15 de julho 2024. A convenção ocorre poucos dias depois que um homem de 20 anos da Pensilvânia tentou assassinar o ex-presidente e atual candidato presidencial da República, Donald Trump. A RNC será realizada de 15 a 18 de julho de 2024, onde delegados do Partido Republicano selecionam seus indicados para presidente e vice-presidente nas eleições presidenciais de 2024 nos EUA.

Uma pesquisa nacional divulgada nesta quinta-feira (18) pela rede de televisão americana “CBS” mostra que a vantagem de Donald Trump, candidato pelo Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos nas eleições de novembro, sobre o atual mandatário, Joe Biden, do Partido Democrata, aumentou para cinco pontos percentuais. A pesquisa, realizada entre 16 e 18 de julho (após a tentativa de assassinato de Trump) com entrevistas com 2.247 pessoas e uma margem de erro de 2,7% para mais ou para menos, indica que 52% dos prováveis eleitores escolheriam o candidato republicano, enquanto 47% optariam por Biden. Em 3 de julho, a mesma pesquisa da “CBS” mostrou uma vantagem de Trump sobre Biden de dois pontos (50% e 48%).

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

No entanto, a pesquisa desta quinta-feira também indicou que 48% dos entrevistados votariam em Kamala Harris – vice-presidente de Biden e possível substituta do democrata caso ele desista de concorrer à reeleição – para presidente, e 51% votariam em Trump. A “CBS” lembrou que a última vez que um republicano venceu a eleição presidencial por mais de cinco pontos foi há mais de 30 anos, e que, nos últimos 20 anos, nenhum candidato conservador obteve a maioria dos votos dos eleitores comuns. A pesquisa também observou que, embora a resposta de Trump à tentativa de assassinato do último sábado tenha lhe rendido simpatia, 26% dos entrevistados dizem que estão mais propensos a votar no republicano e, para quase 75%, o ataque não teve nenhuma importância.

*Com informações da EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.