Trump acusa Biden de querer acabar com a indústria petroleira
O penúltimo tema abordado no debate presidencial dos Estados Unidos nesta quinta-feira (22) foram as mudanças climáticas. Como aconteceu ao longo de todo o evento, os candidatos Joe Biden e Donald Trump apresentaram discursos opostos sobre programas de proteção ao meio ambiente. O presidente abriu a sua defesa dizendo que o país teve a menor emissão de carbono dos últimos 30 anos mesmo tendo saído do Acordo de Paris que, segundo ele, “era injusto” e prejudicaria as empresas norte-americanas.
O democrata contrapôs esse fala afirmando que, caso fosse eleito, teria “muitas dificuldades” para reverter o dano causado nos últimos quatro anos pelo seu opositor, mas que pretendia combater as mudanças climáticas criando incentivos para a circulação de carros elétricos e construindo prédios com sistemas de energia otimizados. “A mudança climática e o aquecimento global são uma ameaça à existência da humanidade, temos a obrigação moral de atuar”, defendeu Biden.
[jp-related-posts ids=”995636,995623,995581″]
Nesse momento, Donald Trump alegou que o plano dos democratas custaria trilhões de dólares e iniciou a listagem de uma série de implicâncias relacionadas aos planos ambientais. “Eu adoro energia solar, mas ela não é suficiente para abastecer as nossas fábricas”, exemplificou. Depois, o presidente dos Estados Unidos afirmou que Joe Biden quer acabar com a indústria do petróleo, o que arruinaria a economia do país e afetaria estados como o Texas. A menção não foi despropositada: nestas eleições, os texanos, que costumam ser favoráveis aos republicanos, estão bastante dividido entre os dois candidatos. Biden rebateu as acusações dizendo que, na verdade, o seu plano criaria milhares de empregos bem pagos e tampouco custaria tão caro quanto seu opositor afirmou. “Eu não sei de onde ele (Trump) tira esses números”, disse.
Assuntos
continue lendo
Mundo
Trump discursa na véspera das eleições legislativas dos EUA: ‘Mais importantes de nossas vidas’
Americanos estão convocados a renovar a totalidade da Câmara dos Deputados e um terço do Senado nesta terça-feira (3)
- Ucrânia acusa Rússia de matar 26 pessoas em escola no sul após fim da trégua local AFP · há 56 minutos
- Trump pede à Suprema Corte que Califórnia descarte votos que ele considera de ‘não cidadãos’ Europa Press · há 3 horas
- Trump diz que, se republicanos perderem na Câmara e no Congresso, EUA estará ‘acabado’ Europa Press · há 3 horas
- Partidos nos EUA finalizam campanha antes das eleições lesgislativas de terça-feira AFP · há 4 horas