Trump chega a Las Vegas para apoiar vítimas de massacre

  • Por Agência EFE
  • 04/10/2017 15h21 - Atualizado em 04/10/2017 15h21
EFE Donald Trump e Melania foram à Las Vegas para prestar solidariedade às vítimas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-dama, Melania, aterrissaram nesta quarta-feira (4) no aeroporto internacional McCarran, de Las Vegas (Nevada), por volta das 9h40 local (13h40, em Brasília), cidade onde permanecerão por cerca de três horas visitando vítimas do tiroteio ocorrido domingo durante a noite.

Trump e a primeira-dama, vestida completamente de preto em sinal de luto, foram recebidos por autoridades locais como a prefeita da cidade, Carolyn Goodman, e o xerife do condado, Joe Lombardo, entre outros.

“Este é um dia muito triste para mim, pessoalmente”, disse Trump em declarações à imprensa quando deixava a Casa Branca para viajar a Las Vegas (Nevada).

O governante irá primeiro ao hospital University Medical Center da cidade para visitar as vítimas e os médicos.

Depois, tem previsto se reunir na sede da Polícia de Las Vegas com as forças de segurança e serviços de emergência que responderam ao ataque e estão fazendo um “fantástico trabalho”, segundo disse Trump hoje em suas breves declarações à imprensa.

No domingo, desde a janela de seu quarto no 32° andar de um hotel, Stephen Paddock, um aposentado de 64 anos, disparou contra uma multidão que assistia a um festival de música country durante um intervalo de entre 9 e 11 minutos e com rifles semiautomáticos que tinha modificado para que disparassem mais rápido.

Paddock matou 59 pessoas e deixou mais de 500 feridos, antes de se suicidar, segundo a Polícia.

O governante evitou, após o massacre, falar do controle das armas de fogo nos Estados Unidos, ainda que na terça-feira tenha reconhecido a bordo do Air Force One que “talvez” esse debate seja reaberto “em algum momento”.

Durante a campanha eleitoral de 2016, Trump recebeu o apoio da Associação Nacional do Rifle (NRA), o maior grupo de pressão (“lobby”) contrário ao controle de armas de fogo nos EUA e que destina milhões de dólares para proteger a Segunda Emenda da Constituição, que protege o direito a portar armas.

Trump deve deixar Las Vegas à 13h10 local (17h10, em Brasília) para retornar a Washington.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.