Trump diz que apoia Guaidó e a ‘liberdade da população venezuelana’

  • Por Jovem Pan
  • 30/04/2019 16h06
EFEEle disse, também, que está monitorando "muito de perto" a situação do país

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump manifestou, em seu Twitter, seu apoio “à população venezuelana e a sua liberdade”. Ele disse também que está monitorando “muito de perto” a situação do país, ao comentar os protestos liderados nesta terça-feira (30) pelo líder opositor Juan Guaidó contra o governo de Nicolás Maduro.

“Eu estou monitorando a situação na Venezuela muito de perto. Os Estados Unidos estão com a população da Venezuela e sua liberdade”, escreveu.

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos havia dito, mais cedo, em comunicado, que o caminho para um possível alívio das sanções impostas nos últimos anos a pessoas e instituições da Venezuela passava por apoiar o Guaidó.

“O caminho para o alívio às sanções a indivíduos e empresas alinhadas com o antigo regime de Maduro, incluindo instituições como a PDVSA, passa por uma mudança de comportamento em apoio ao líder democraticamente eleito e que tenta restaurar a democracia”, afirmou.

A nota reiterou o apoio de Washington ao povo venezuelano e a Guaidó, reconhecido como presidente legítimo do país por mais de 50 nações. Nesta terça-feira (30), ele liderou uma revolta, sob o nome de “Operação Liberdade”, apoiada por uma parte da população e dos militares.