Vaticano divulga carta completa de Bento XVI sobre Papa Francisco
O Vaticano cedeu à pressão e divulgou nesta sábado a carta completa do emérito Papa Bento XVI sobre o Papa Francisco, após críticas por ter divulgado somente partes do documento em uma reprodução digital.
A parte não divulgada da carta fornece a verdadeira explicação sobre a recusa de Bento XVI a fornecer comentários sobre uma nova compilação de livros publicados no Vaticano, sobre a base teológica e filosófica de Francisco, que foi lançada para marcar seu quinto aniversário como Papa.
Bento XVI observou que um dos autores envolvidos no projeto lançou ataques “virulentos”, “anti-papistas” contra seu papado e seus ensinamentos. Ele disse que estava “surpreso” que o Vaticano escolheu o teólogo para ser incluído no volume 11 da compilação “A Teologia de Papa Francisco”.
A Secretaria de Comunicação do Vaticano disse que divulgou o texto completo da carta devido à controvérsia sobre a “manipulação presumida” de informações, quando o volume foi lançado na última segunda-feira, véspera do aniversário de Francisco.
Ele disse que a decisão de reter parte da carta na época era baseada em seu desejo de preservar o conteúdo, e “não por causa de qualquer desejo de censura”.
O chamado “Lettergate” provocou críticas ao Vaticano durante a semana passada e alimentou o abismo crescente entre os adeptos das práticas de Francisco e da abordagem mais conservadora de Bento XVI.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.