Vice de Obama cogita ser candidato democrata nas eleições de 2020

  • Por Jovem Pan
  • 07/01/2019 19h44
EFE Joe Biden pode representar o Partido Democrata nas eleições presidenciais de 2020

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Joe Biden, companheiro de chapa de Barack Obama entre 2009 e 2017, cogita ser o indicado do Partido Democrata para as eleições presidenciais de 2020.

As informações foram divulgadas por veículos da imprensa americana com base em declarações de membros da equipe de Biden. Fontes ligadas ao político disseram que ele decidirá ainda em janeiro se tentará ser candidato à presidência do país.

Segundo a CNN, uma fonte próxima ao ex-vice-presidente confirmou que o político “estaria inclinado” a apresentar sua candidatura. Antes de ser vice de Obama, o veterano democrata tentou ser o indicado do partido em 1988 e 2008. “Se ele tomou uma decisão durante o Natal, que era o esperado, ele não informou nem aos seus aliados mais próximos”, disse a fonte, que pediu anonimato para evitar interferir no processo.

O jornal “The New York Times” relatou que fontes ligadas a Biden afirmam que o ex-vice-presidente cogita disputar o cargo por ser “cético” sobre as opções que os democratas têm para enfrentar o atual presidente do país, Donald Trump.

No entanto, Joe Biden terá que lidar com novos rostos do partido que exigem candidatos novos e mais jovens que possam representar a diversidade dos eleitos para o Congresso nas últimas eleições.

Ao longo do pleito legislativo, o ex-vice-presidente falou sobre sua candidatura e citou janeiro como a data de um suposto anúncio. Apesar disso, o próprio político considera o mês como cedo demais para se lançar à disputa da Casa Branca. “Seria breve demais para começar. O momento dependerá das circunstâncias e de muitas coisas”, disse na época.

Em 2015, antes das últimas eleições presidenciais, Biden não quis enfrentar Hillary Clinton, que acabou derrotada por Trump. O revés eleitoral deixou os democratas sem uma liderança clara, um palco aberto para novas candidaturas.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.