‘Viking do Capitólio’ lamenta ter participado de invasão e diz ter sido traído por Trump

Advogado de Jacob Anthony Chansley jogou toda a culpa da invasão no ex-presidente e ainda espera perdão de Joe Biden

  • Por Jovem Pan
  • 22/01/2021 16h41
EFE/EPA/JIM LO SCALZO Manifestantes invadiram Capitólio no começo de janeiro Jacob Anthony Chansley foi uma das figuras mais ativas na invasão ao Capitólio

Jacob Anthony Chansley, de 33 anos, ficou famoso no mundo inteiro ao invadir o Capitólio dos Estados Unidos no último dia 06 de janeiro. Vestido com um chapéu com chifres e pele, e munido de uma bandeira e autofalante, o ‘Viking do Capitólio‘ está detido em Phoenix sem opção de fiança e, de acordo com seu advogado, se arrepende de ter participado do ato. Chansley alega que a falta de perdão concedida pelo ex-presidente Donald Trump foi uma ‘traição’. “Meu cliente é compreensivelmente compelido a reconsiderar as palavras do ex-presidente com as ações subsequentes dele. Ele lamenta muito não ter sido apenas enganado pelo presidente, mas por estar em uma posição em que permitiu que essa fraude o fizesse tomar decisões que ele não deveria ter feito”, informou o advogado Albert S. Watkins à KSDK-TV.

Watkins fez um apelo público para que Trump perdoasse seu cliente, mas apesar de emitir uma série de indultos em suas horas finais no cargo, o ex-presidente não perdoou nenhum participante da rebelião no Capitólio. “O pedido foi de valor extraordinário, pois concedeu a Trump a oportunidade de fazer o que seus seguidores acreditavam que seria a coisa ‘honrosa’ a fazer”, disse o advogado, que acredita que Joe Biden ainda pode conceder o perdão a Chansley. Vamos passar os meses de mentiras e deturpações e insinuações horríveis e discurso hiperbólico de nosso presidente com o objetivo de inflamar, enfurecer e motivar. O que é realmente curioso é a realidade que nosso presidente convidou esses indivíduos a caminhar até a capital com ele’, completou.

Em seu discurso horas antes da invasão, Trump afirmou que marcharia ao lado de seus apoiadores no Capitólio, mas deixou a Casa Branca assim que os eventos repercutiram na televisão. Chansley, ou QAnon Shaman como ficou conhecido nos EUA, é acusado de desordem civil, obstrução de um processo oficial, conduta desordenada em um prédio restrito, manifestação em um prédio do Capitólio, entrar em um prédio restrito sem autoridade legal e entrada violenta e conduta desordeira nos terrenos do Capitólio. Ele pode pegar até 25 anos de prisão pelas acusações.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.