Voto pelo correio permite que se vote várias vezes, critica Trump

Presidente dos EUA usou seu Twitter para reforçar que modelo de votação será ‘uma grande fraude’

  • Por Jovem Pan
  • 23/08/2020 11h17
EFE/EPA/KEVIN DIETSCHDonald Trump é contra a votação por correio para as eleições presidenciais

Donald Trump voltou a contestar a decisão do voto por correio para a eleição presidencial de novembro. O presidente dos Estados Unidos usou sua conta oficial do Twitter para disser que uma pessoa poderá votar diversas vezes nesse sistema e que será ‘uma grande fraude’. “Agora os democratas estão usando caixas de correio, que são um desastre para a segurança do eleitor. Entre outras coisas, eles permitem que uma pessoa vote várias vezes. Além disso, quem os controla, eles são colocados em áreas republicanas ou democratas? Eles não são higienizados pela Covid. Uma grande fraude!”, escreveu.

As críticas de Trump acontecem em meio a uma disputa em torno do USPS, o serviço postal americano, com as eleições presidenciais. Com a pandemia da Covid-19, há a expectativa de que muitos eleitores peçam para votar pelo correio para evitar aglomerações. O governador de Nova York, Andrew Cuomo, já anunciou que facilitará a votação pelos correios para os eleitores que quiserem.

Neste sábado, 22, a Câmara dos Representantes dos EUA, controlada pela oposição democrata, aprovou um projeto de lei que impede cortes no orçamento do USPS até janeiro, e que disponibiliza uma ajuda de US$ 25 bilhões ao serviço. O Partido Republicano afirmou que a Presidente da Casa, a democrata Nancy Pelosi, estava promovendo teorias da conspiração sobre cortes orçamentários feitos no serviço para impedir a votação pelo correio, supostamente para prejudicar a candidatura do democrata Joe Biden.

*Com Estadão Conteúdo