Na Venezuela, oposição vence em cidades que tiveram prefeitos destituídos
Na Venezuela, a oposição conquistou duas prefeituras após eleições realizadas nesse domingo (25). A Mesa da Unidade Democrática (MUD) ganhou as eleições nas cidades de San Cristóbal, capital do estado de Táchira e San Diego, no estado de Carabobo, redutos opositores. As novas prefeitas são esposas dos ex-prefeitos destituídos: Patricia Ceballos, esposa de Daniel Ceballos, ex-prefeito de San Cristóbal, e Rosa de Scarano, esposa de Enzo Scarano, ex-prefeito de San Diego.
Ceballos e Scarano foram destituídos em março e condenados pela Justiça venezuelana sob acusação de envolvimento nos protestos realizados no país, além de não terem impedido a formação de barreiras (guarimbas) pelos manifestantes.
Em declarações à imprensa, as prefeitas eleitas disseram que irão lutar pela libertação dos maridos. Ontem (25), o presidente Nicolás Maduro convocou as duas para participar da mesa de diálogo entre o governo e a oposição.
No sábado (24), manifestantes realizaram um protesto para marcar 100 dias do início das manifestações no país. Cinco pessoas ficaram feridas no estado de Carabobo, segundo apurou a Agência Lusa. Desde o início dos protestos na Venezuela, pelo menos 42 pessoas morreram e 800 ficaram feridas.
*Com informações da Agência Lusa e Agência Venezuelana de Notícias (AVN).
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.