“Não considero a presidenta responsável pela compra de Pasadena”, diz Gabrielli

  • Por Agência Brasil
  • 20/05/2014 12h49
Antônio Cruz/Agência Brasil Sergio Gabrielli em depoimento à CPI

Depois de ter declarado à imprensa em abril que a presidenta Dilma Rousseff não poderia fugir à responsabilidade dela no episódio da compra da Refinaria de Pasadena, no Texas (EUA) pela Petrobras, o ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli recuou. Ao falar à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado, ele  disse que a presidenta, não foi responsável pela compra da refinaria, já que as decisões do Conselho de Administração da Petrobras são colegiadas. 

“Não considero a presidenta responsável pela compra de Pasadena. A responsabilidade é da diretoria do Conselho de Administração”, afirmou.

Gabrielli disse que interessou à Petrobras comprar a refinaria de Pasadena porque, segundo ele, fazia parte de uma estratégia da estatal. “(Pasadena) era uma refinaria extremamente bem localizada e com preço atraente. O interesse era estratégico e era adequada para a realidade do Brasil e a realidade do petróleo nos EUA”, afirmou.

“Era uma refinaria que estava barata. Os primeiros 50% foram comprados a menos da metade do preço das refinaria por barril médio”, disse. “A refinaria daria retorno com manutenção do mercado de refino leve e pesado”, avaliou. “O mercado de consumo de derivados nos Estados Unidos estava bombando em 2003-2007, não só em gasolina mas em demanda de petróleo pesado”, explicou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.