Navio francês capta sinais que podem ser das caixas pretas do avião da EgyptAir

  • Por Estadão Conteúdo
  • 01/06/2016 10h50
GRA446. MADRID, 19/05/2016.- "Avión de EgyptAir desaparecido". Detalle de la infografía de la Agencia EFE disponible en http://infografias.efe.com EFE Trajetória avião Airbus A-320 da Egyptair que ia de Paris a Cairo

Autoridades do Egito disseram, nesta quarta-feira (1), que um navio francês captou sinais, vindos do mar Mediterrâneo, que poderiam ser das caixas pretas do avião da EgyptAir, que caiu, com 66 pessoas a bordo, no dia 19 de maio último.

Os sinais aumentaram as esperanças de que os dados e as vozes das caixas pretas da aeronave possam ser recuperados e dar mais clareza sobre as causas do acidente. 

“Os equipamentos de um navio da Marinha francesa, o Laplace, captaram sinais que emanam, provavelmente, de uma das duas caixas-pretas” do avião, disse o ministério egípcio. O Laplace, que chegou, na terça-feira à noite (31), na região de buscas, possui três veículos submarinos (DETECTOR-6000) da empresa francesa Alseamar capazes de detectar os “pings” (ecos sonar) das caixas pretas entre 4 mil e 5 mil metros.

A frequência dos sinais “poderia coincidir com as frequências de gravadores de dados”, disse um porta-voz da Marinha gaulesa à Associated Press. A localização e identificação da fonte dos sinais, porém, ainda não foram determinados, disse ele, acrescentando que pesquisas ainda estão em um “estágio inicial”, acrescentou. Ele falou sob condição de anonimato porque não estava autorizado a relatar publicamente o assunto.

O Airbus A320, da companhia EgyptAir, viajava de Paris, na França, para o Cairo, no Egito, quando desapareceu dos radares. Alguns destroços da aeronave foram recuperados ao longo da costa egípcia.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.