Neozelandeses decidirão mudança da bandeira do país em 2 referendos

  • Por Agencia EFE
  • 29/10/2014 03h37

Sydney (Austrália), 29 out (EFE).- O governo da Nova Zelândia aprovou nesta quarta-feira o processo para decidir se o país vai mudar de bandeira, que inclui a realização de dois referendos, um no final de 2015 e outro em abril de 2016, informou a imprensa local.

No primeiro referendo, será escolhido um novo modelo de bandeira entre três ou quatro opções, que serão determinadas por um Painel de Consideração da Bandeira integrado por legisladores de todos os partidos políticos, segundo a “Radio New Zealand”.

Na segunda consulta, os cidadãos deverão escolher entre a proposta ganhadora e a atual bandeira neozelandesa, acrescentou a fonte.

Uma das promessas eleitorais do primeiro-ministro neozelandês, John Key, foi a convocação de um referendo para substituir a atual bandeira com o objetivo de apagar o passado colonial e refletir a identidade do país, fazendo eco de um longo debate que começou na década de 1970.

Key é favorável a uma bandeira negra com uma folha de samambaia na cor prata, que foi incluída em vários símbolos nacionais como o escudo de armas da Nova Zelândia e algumas moedas do país, além de ser o emblema das equipes de críquete, rugby e futebol.

Esse modelo foi proposto em 1998 pela então ministra de Assuntos Culturais, Marie Hasler, e seis anos mais tarde o empresário Lloyd Morrison criou o site “NZFlag.com” para incentivar seus compatriotas a mudar o símbolo nacional.

A atual bandeira é de cor azul, tem em seu canto superior esquerdo a bandeira britânica e quatro estrelas vermelhas com bordas brancas que representam o Cruzeiro do Sul.

O atual pavilhão é muito parecido com o da Austrália, que também é azul e inclui a bandeira britânica, mas se distingue na cor e no número das estrelas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.