Netanyahu adverte em visita à fronteira que Israel responderá a ataques

  • Por Agencia EFE
  • 18/08/2015 14h08
  • BlueSky

Jerusalém, 18 jul (EFE).- O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, visitou nesta terça-feira a fronteira norte de seu país, com o Líbano, e advertiu o Irã e seus aliados regionais que Israel responderá se for atacado.

“O exército israelense é forte. O Estado de Israel é forte. Estamos preparados para qualquer eventualidade. Aqueles que tentarem nos atacar serão atacados”, disse o chefe do Executivo israelense durante a visita, em que estava acompanhado pelo ministro da Defesa, Moshe Yaalon, e pelo chefe do Estado-Maior, Gadi Eizenkot.

O primeiro-ministro percorreu a fronteira com o sul libanês e foi atualizado da situação pelo responsável do Comando Norte do exército israelense, general Aviv Kochavi.

Durante sua visita, Netanyahu aproveitou mais uma vez para expressar sua rejeição ao acordo nuclear alcançado recentemente pelo G5+1 com o Irã e alertou que o dinheiro que fluirá para a República Islâmica “servirá para reforçar as organizações terroristas que operam contra nós, sob seu nome e seus auspícios, com o fim declarado de destruir Israel”.

Já o ministro da Defesa disse que na Colinas do Golã – ocupada por Israel desde 1967, tomadas da Síria – “não há calma e aqueles que não desejam a calma são os iranianos, que usam seus aliados para lançar ataques contra nós”.

Yaalon disse que “representantes da Guarda Revolucionária estão à espera de implementar esse acordo para enviar mais dinheiro (a milícia xiita libanesa) Hezbollah e a outras organizações terroristas, tanto nas Colinas de Golã como no terreno palestino”.

O líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, se reuniu na semana passada em Beirute com o ministro de Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif.

Ele disse durante sua visita à capital libanesa que “o acordo nuclear criou uma oportunidade histórica para combater as ameaças sionistas e seu regime extremista”. EFE

db/cd

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.