No aniversário de 25 anos das “Diretas Já”, Lula lembra valor da democracia

  • Por Agencia EFE
  • 25/01/2014 14h48

São Paulo, 25 jan (EFE).- O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou neste sábado o movimento “Diretas Já” surgido há trinta anos para reivindicar o direito à eleição direta para presidente da República no fim da ditadura militar e afirmou que o país “tem que aprender a valorizar a democracia”.

Lula fez referência ao movimento civil que em 25 de janeiro de 1984 levou milhares de pessoas às ruas de São Paulo, e depois se expandiu por todo o país para reivindicar o fim do regime militar (1964-1985).

O movimento pela redemocratização reuniu políticos que na atualidade estão em partidos rivais, como o próprio Lula, do PT, e na época líder sindical, e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), então no PMDB.

“Fizemos a campanha mais extraordinária que o país viu, porque conseguiu unir todo mundo, todo o movimento sindical, o movimento estudantil, muitos empresários, todos os partidos políticos, com exceção dos de direita”, lembrou o ex-presidente em mensagem divulgada pelo Instituto Lula.

O movimento “Diretas já” ajudou na volta à democracia. Apesar da importância das Diretas, a primeira eleição de um presidente civil foi indireta, e entre 1985 e 1990 José Sarney governou o país, até passar a faixa para Fernando Collor de Mello, primeiro presidente eleito por voto direto desde 1962.

“Nós precisamos aprender a valorizar a democracia. A democracia, em qualquer lugar do mundo, foi conquistada a custo de muita luta, de muito sacrifício, de muita morte. A democracia não foi de graça em nenhum lugar do mundo. Estou contente de ter participado do maior movimento cívico na história dos 500 anos do Brasil”, acrescentou. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.