No Nepal, deslizamento transforma rio em represa e obriga fuga da população
Desde sábado (23), milhares de pessoas fugiram da região Myagdi depois que um deslizamento de terra bloqueou o curso do rio Kali Gandaki. A água, impedida de continuar a rota, se acumula e forma um lago que não para crescer.
O deslizamento aconteceu por volta da meia noite de domingo (24) no horário local e fez a água subir cerca de 200m. Não há registro de mortos ou feridos e soldados do exército foram enviados para prestar assistência à população local.
“Nós pedimos que os moradores dos vilarejos próximos a rios se mudem para locais mais seguros”, afirmou o ministro do Interior Laxmi Prasad Dhakal.
Outra preocupação do governo é que a modificação no curso do rio coloque em risco a hidrelétrica que fica na região, uma das mais importantes fontes de energia do Nepal.
O país enfrentou terremoto de 7,8 graus de magnitude em 25 de abril e um segundo tremor em 12 de maio que alcançou 7,3 graus. Cerca de 8 mil pessoas morreram, 16 mil ficaram feridas e milhões foram encaminhadas para abrigos e abrigos dependendo de ajuda humanitária.
As informações são do site BBC.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.