Nova Lei das Telecomunicações pode ser votada em agosto pelo Senado
O Senado Federal pode analisar, depois do recesso, o projeto que altera a Lei das Telecomunicações. A proposta muda o regime de concessão da telefonia fixa e propõe que ela seja feita por autorização à iniciativa privada. O governo também deixaria controlar a infraestrutura do setor, que passaria para as concessionárias.
O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que vai tentar pautar a matéria. “Eu já me manisfestei publicamente sobre o interesse que o Senado tem de votar esse projeto, que é importante para o Brasil, para o investimento de mais de R$ 20 bilhões vindos do setor privado, nenhum um centavo de recurso público, para gerar e aquecer a economia.”
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) já se pronunciou favoravelmente à matéria, classificada como número um na lista de “desafios legislativos” do órgão. Segundo a entidade, a proposta está alinhada com estudos internos sobre o tema, que apontam uma crescente falta de atratividade da telefonia fixa.
Para o presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, a lei atual precisa ser modernizada. “Passados mais de 22 anos da sua promulgação, são necessários alguns ajustes uma vez que ainda a telefonia fixa é o centro da política pública, de acordo com a lei, e nós precisamos migrar o centro da política pública da telefonia fixa para a banda larga.”
Críticos da proposta afirmam que caso a lei seja aprovada, as operadoras não estariam mais obrigadas a cumprir metas de universalização, qualidade e continuidade. Senadores da oposição também dizem que representaria a entrega de cem bilhões de reais para o setor privado. Para Morais, o projeto traria mais desenvolvimento. “É transferir o ônus que existe na exploração em concessão de telefonia fixa para compromisso de investimento, observando a redução das desigualdades regionais, e considerando, como eu disse, o impacto da banda larga sobre o crescimento e desenvolvimento econômico”.
Relatado pela senadora Daniella Ribeiro (PP), o projeto tramita na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado. A previsão é que o texto fique pronto até agosto, quando deve ser votado pelo colegiado e, caso aprovado, já pode ser pautado para o plenário.
*Com informações do repórter Levy Guimarães
continue lendo
Política
Marília Campos lidera corrida ao Senado de MG, diz Quaest
Pesquisa mostrou que Carlos Viana e Domingos Sávio aparecem atrás da ex-prefeita de contagem com 8% das intenções de voto
- Da autocobrança ao esgotamento: como a busca pelo alto desempenho afeta o corpo e a mente Ana Carolina Oliveira · há 1 semana
- A sua marca não é mais sua Gustavo Hansel · há 2 semanas
- Tarcísio diz que áudios de Flávio a Vorcaro não impactam relação com senador Jovem Pan · há 2 semanas
- PF divulga parecer sobre acidente Voepass e indicia 16 pessoas Fernando Keller* · há 3 semanas