Novo caso de ebola é confirmado na Libéria

  • Por Agência Brasil
  • 20/11/2015 08h42
Reprodução Possíveis novos casos de ebola na Tanzânia não estão sendo comunicados, diz OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira (20) um novo caso confirmado de infecção pelo vírus ebola na Libéria, que tinha sido declarada livre da doença em setembro.

“Há um novo caso confirmado”, disse o porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic, à agência France Press, sem dar mais detalhes .

No início de setembro deste ano, a OMS anunciou que a Libéria estava livre do ebola pela segunda vez. Em maio, a organização tinha feito um anúncio idêntico, mas o vírus ressurgiu no país seis semanas mais tarde.

A OMS declara um país livre de ebola 42 dias – duas vezes a duração máxima do período de incubação – após o último caso conhecido da febre hemorrágica.

Em 7 de novembro, a OMS declarou Serra Leoa livre da transmissão do vírus. No país, foram infectadas 14.089 pessoas, das quais 3.955 morreram.

A Guiné-Conacri ainda não foi declarada livre da transmissão do vírus, mas não registra qualquer caso da doença desde o dia 8 deste mês, de acordo com o site da entidade.

A epidemia de ebola que afetou a África Ocidental é a mais grave desde a identificação do vírus, em 1976. Desde o fim de 2013 deixou cerca de 11.300 mortos entre pouco mais de 28 mil infectados, a maioria na Guiné-Conacri, em Serra Leoa e na Libéria, segundo a OMS.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.