Novo comboio russo com ajuda humanitária cruza fronteira ucraniana
Moscou, 15 fev (EFE).- Um novo comboio com ajuda humanitária para a população do leste da Ucrânia cruzou a fronteira ucraniana na manhã deste domingo e segue rumo às cidades rebeldes de Donetsk e Lugansk, segundo informou o Ministério de Situações de Emergência russo.
“Duas fileiras de veículos cruzaram a fronteira. Uma se dirige a Lugansk, outra a Donetsk”, disse Oleg Voronov, vice-diretor do centro nacional de situações de crise do ministério, citado pela agência “RIA Novosti”.
Os caminhões atravessaram a fronteira russo-ucraniana pelos pontos de cruzamento de “Matveev Kurgan” e “Donetsk”, onde cumpriram os trâmites alfandegários”, acrescentou a fonte.
Os veículos carregam letreiros com a descrição “Ajuda humanitária da Federação Russa” e, de acordo com Voronov, no controle de fronteira “também participaram representantes dos serviços fronteiriços ucranianos”.
Um dos pontos do acordo de paz firmado em Minsk na quinta-feira pede que as autoridades de Kiev recuperem ainda em 2015 o controle total de sua fronteira com a Rússia no leste do país, onde vários pontos de cruzamento nas regiões de Donetsk e Lugansk são controlados pelos separatistas.
Voronov disse que cerca de 900 toneladas de ajuda serão entregues em Lugansk e outras em Donetsk, tanto em escolas, como em hospitais e creches.
Composto por 170 veículos, esse é o 14º comboio humanitário russo desde que começou o conflito no leste da Ucrânia, em abril do ano passado.
Kiev já acusou a Rússia várias vezes de usar os comboios para levar armamento à Ucrânia para os pró-Rússia.
A chegada deste novo comboio coincide com as primeiras horas do cessar-fogo decretado na região em virtude dos acordos de Minsk. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.