Novo terremoto de 5,7 graus na escala Ritcher atinge sul do Peru

  • Por Agencia EFE
  • 25/08/2014 13h22

Lima, 25 ago (EFE).- Um terremoto de 5,7 graus de magnitude na escala Ritcher foi sentido nesta segunda-feira na região de Arequipa, no sul do Peru, sem que até o momento haja informações sobre vítimas ou danos materiais, informaram fontes oficiais.

O tremor ocorreu às 9h31 hora local (11h31, em Brasília) e teve seu epicentro a 31 quilômetros ao sudeste da cidade litorânea de Atico e uma profundidade de 56 quilômetros, segundo detalhou o Instituto Geofísico do Peru (IGP).

O Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci) disse, por sua vez, que a Marinha de Guerra do Peru informou que o movimento sísmico não gerou um alerta de tsunami no litoral peruano.

O Indeci acrescentou que seu Centro de Operações de Emergência Nacional (COEN) trabalha com autoridades regionais de Defesa Civil, já que o tremor causou alarme nas regiões sulinas de Arequipa, Moquegua e Ayacucho.

Esta última região foi afetada no domingo por outro tremor de magnitude 6,6 na escala Richter, que deixou duas pessoas levemente feridas, uma casa destruída e outras 16 casas danificadas.

Além disso, três colégios, um centro de saúde e um templo também foram afetados, locais onde ocorreram deslizamento de pedras em várias estradas da região.

À zona chegarão durante o dia o presidente do Peru, Ollanta Humala, e a presidente do Conselho de Ministros, Ana Jara, que afirmou no domingo, em sua conta na rede social no Twitter, que os ministros estão “segundo competências, em contato com zona do tremor, Coracora e divisórias, a fim de articular ações com suas autoridades”.

O Peru está situado no denominado Círculo de Fogo do Pacífico, uma zona onde é registrada aproximadamente 85% da atividade sísmica mundial. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.