Novo vídeo mostra momento em que capitão do Sewol abandona embarcação

  • Por Agencia EFE
  • 28/04/2014 11h38

Seul, 28 abr (EFE).- A Guarda Costeira da Coreia do Sul divulgou nesta segunda-feira um novo vídeo sobre o acidente da embarcação Sewol, que tombou na quarta-feira passada deixando mais de 180 mortos, no qual é possível ver o resgate do capitão, que foi um dos primeiros evacuados após o acidente.

O vídeo, que foi filmado por um guarda em seu telefone celular, mostra como os serviços de resgate evacuam Lee Joon-seok, de 69 anos, do barco tombado a mais de 45 graus, como o momento em que foi evacuada a maioria das 174 pessoas.

O capitão do Sewol foi detido por abandonar supostamente a embarcação sem levar em conta a segurança de seus passageiros, enquanto outras 14 pessoas -entre elas vários membros da tripulação- também foram detidas.

Além disso, as autoridades revistaram hoje a sede da Guarda Costeira sul-coreana na cidade de Mokpo, ao sudoeste do país perto do lugar do fato, para determinar se a entidade atuou como deve após receber a primeira ligação de emergência de um jovem que estava a bordo da embarcação.

Enquanto isso, hoje os trabalhos de resgate do Sewol sofreram uma paralisação pela forte chuva, as ondas e as correntes marinhas na zona, que impediram os mergulhadores de realizar seu trabalho.

Depois que na semana passada foram recuperados a maioria de corpos, o número de mortos confirmados se situa em 189, enquanto 113 pessoas continuam desaparecidas.

A maioria dos mortos ou desaparecidos são jovens estudantes de 16 e 17 anos de um instituto de bacharelado de Ansan, na periferia de Seul. EFE

aaf/ff

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.