Número de jovens australianos que se unem ao Estado Islâmico é alarmante

  • Por Agência EFE
  • 24/01/2015 08h28

As autoridades australianas advertiram nestes sábado (24) sobre o crescente número de meninas e meninos adolescentes que deixam o país para se unir às fileiras do grupo autodenominado Estado Islâmico (EI).

“Cada vez mais e mais jovens são tentados aqui na Austrália pelo glamour de lutar com o EI em uma guerra civil”, disse o procurador-geral e senador australiano George Brandis, em declarações recolhidas pela emissora local “ABC”.

“A princípio, talvez há seis meses, nossa preocupação se centrava nos rapazes. Mas uma análise mais recente das agências nacionais de segurança aponta para o aumento de meninas que saem do país para se unir também à luta”, detalhou Brandis.

Segundo o procurador-geral, “a população australiana deveria ser consciente que se trata de um problema real e cada vez maior”.

Os australianos estrearam neste mês uma legislação antiterrorista mais dura que concede amplos poderes aos corpos de segurança para, entre outras coisas, vigiar pessoas que viajam para se tornar jihadistas e as que retornam após terem participado com o EI no conflito na Síria e Iraque.

A Austrália se viu sacudida em dezembro pelo sequestro em uma cafeteria de Sydney protagonizado por um australiano de origem iraniana, que terminou com a morte de dois reféns e do sequestrador. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.