Número de mortes por câncer de colo do útero sobe no Brasil
O número de mortes por câncer de colo do útero subiu 28% em dez anos no Brasil, mas taxa de mortalidade tem redução. A quantidade de óbitos em 2012 aumentou para 5.264, marcando queda proporcional ao crescimento da população brasileira.
Para evitar o avanço da doença, o governo federal adotou em março deste ano a vacinação no Sistema Único de Saúde para meninas de 9 a 13 anos. A coordenadora de oncologia do Instituto do Câncer de São Paulo, Pilar Esteves, acreditou que a imunização trará resultados a longo prazo.
*Ouça os detalhes no áudio
O Ministério da Saúde comunicou que as meninas de 12 e 13 anos têm até o final do ano para receber a primeira dose. O presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia, Evaniu Wiermann, disse a Victor La Regina que a vacina contra o HPV é completamente segura.
Wiermann destacou a importância de tomar a segunda dose da vacina, a qual teve apenas 49% de adesão do público-alvo. Com o mais recente resultado, o câncer de colo do útero ainda é o terceiro tipo da doença que mais mata mulheres no Brasil atualmente.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.