Número de mortos no acidente com mineiro na Turquia sobe para 157

  • Por Agencia EFE
  • 13/05/2014 18h51

Ancara, 13 mai (EFE).- Já são 157 as pessoas que morreram nesta terça-feira em um acidente em uma mina de carvão no extremo oeste da Turquia, segundo informou o prefeito da cidade de Manisa, Cengiz Ergun, em entrevista à emissora “CNN Türk”.

“Recebemos informação das equipes de resgate que estão dentro da mina. Havia 580 mineiros durante a explosão, 75 foram resgatados feridos e, por enquanto, foram tirados 157 cadáveres. Temo que esse número suba”, declarou o prefeito.

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, adiou uma visita à Albânia, que estava prevista para amanhã. Ele irá ao local do desastre, situado a cerca de 400 quilômetros ao sul de Istambul.

O ministro da Energia, Taner Yildiz, que já foi ao distrito de Soma onde fica a mina, explicou que quatro equipes diferentes de resgate estão trabalhando na mina.

“O fogo está causando problemas, mas estamos enviando oxigênio aos principais poços que não foram afetados”, explicou ele para a imprensa.

O canal “CNN Türk” informou que dezenas de ambulâncias estão no local.

No momento da explosão, 580 mineiros estavam dentro da mina e cerca de 300 foram resgatados até agora. A explosão aconteceu a cerca de 200 metros de profundidade, mas a uma distância de dois quilômetros a partir da boca da mina, enquanto os mineiros presos estão entre um e dois quilômetros do lugar da detonação.

A mina pertence a uma empresa privada que emprega 6.500 trabalhadores em Soma, uma cidade com amplas jazidas de carvão na província de Manisa, na Turquia ocidental. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.