Obama apresentará quarta-feira plano para acabar com “ameaça” do EI

  • Por Agencia EFE
  • 07/09/2014 12h45

Washington, 7 set (EFE).- O presidente americano, Barack Obama, anunciou neste domingo que na quarta-feira apresentará um plano detalhado para enfrentar a “ameaça” do Estado Islâmico (EI) e “finalmente” derrotá-lo.

“Vou preparar o país para que façamos frente à ameaça de EI”, disse Obama em entrevista ao programa “Meet the Press”, da “NBC”.

“Vamos reduzir o território que o EI controla e finalmente vamos derrotá-los”.

“O que quero que as pessoas entendam é que, durante os próximos meses, não só vamos ser capazes de parar o avanço de EI. Vamos atingir de maneira sistemática suas capacidades”, acrescentou Obama.

No entanto, o presidente enfatizou que “não será um anúncio de envio de tropas” e negou que será algo “equivalente” à Guerra do Iraque.

“É similar ao tipo de campanhas contra o terrorismo nas quais fomos nos envolvendo nos últimos seis, sete anos. Acho que uma ampla coalizão regional e internacional será capaz encarar o problema”, afirmou.

Na terça-feira, o presidente receberá na Casa Branca os líderes democratas e republicanos no Congresso, que retoma suas sessões nesta semana, para abordar a luta contra o EI e outros assuntos exteriores, informaram fontes legislativas.

A decisão de autorizar os ataques aéreos de forças americanas no Iraque, adotada em 8 de agosto, foi tomada de maneira individual por Obama como comandante-em-chefe do exército, mas os congressistas pressionaram a Casa Branca para que apresente um plano detalhado no Congresso.

Desde então, os EUA lançaram mais de uma centena de bombardeios contra diferentes posições de EI no norte do Iraque. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.