Obama assegura que seguirá bombardeando jihadistas enquanto “for necessário”

  • Por Agencia EFE
  • 09/08/2014 10h21

Washington, 9 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assegurou neste sábado que os ataques aéreos americanos contra os jihadistas que estão tomando o Curdistão iraquiano, no norte do país, continuarão enquanto for necessário.

“Temos pessoas que vivem nos Estados Unidos servindo no Iraque, incluindo nossa embaixada em Bagdá, e faremos o que for necessário para proteger nosso povo”, disse o presidente em sua mensagem semanal dos sábados.

Obama indicou que os ataques aéreos, a fim de tentar proteger os cidadãos americanos que se encontram no Iraque, também pretendem “ajudar as forças iraquianas a romper o assédio e resgatar” as famílias curdas que estão sofrendo as ameaças do Estado Islâmico (EI).

“Os milhares -talvez dezenas de milhares- de homens iraquianos, mulheres e crianças que fugiram para montanha morriam de fome e de sede. A comida e a água que lançamos desde o ar os ajudará a sobreviver”, acrescentou o líder em referência à operação de ajuda aérea paralela que autorizou junto aos bombardeios seletivos.

Além disso, Obama reiterou que “não vai permitir” que os Estados Unidos entrem em outra guerra, mas insistiu que seu governo não pode “olhar para o outro lado “enquanto “infinidade de pessoas inocentes enfrentam um massacre”, e os EUA têm “a capacidade de ajudar a evitá-la”.

“Vamos trabalhar com a comunidade internacional para fazer frente a esta crise humanitária. Ajudaremos a evitar que estes terroristas tenham um refúgio seguro permanente desde onde atacar os Estados Unidos. E continuaremos pedindo às comunidades iraquianas a conciliação, a união e luta contra estes terroristas”, acrescentou.

Washington completou nesta sexta-feira a segunda operação de lançamento de ajuda humanitária para as dezenas de milhares de refugiados isolados no monte Sinjar, no norte do Iraque, na qual aviões militares de carga lançaram sobre os refugiados comida e água potável para ao redor de 30 mil pessoas.

Junto a esta segunda rodada de lançamento aéreo de mantimentos, o Pentágono executou a primeira parte dos bombardeios seletivos sobre posições dos milicianos jihadistas perto de Erbil, zona na qual há pessoal americano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.