Obama chega à Malásia, terceira etapa de sua viagem asiática

  • Por Agencia EFE
  • 26/04/2014 08h38
EFE Obama chega à Malásia

Kuala Lumpur, 26 abr (EFE) – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou neste sábado a Kuala Lumpur, capital da Malásia, terceira parada de sua viagem asiática que também inclui Japão, Coreia do Sul e Filipinas.

Obama viajou a bordo do Air Foce One procedente de Seul à Malásia para a primeira visita oficial ao país de um presidente americano desde a viagem de Lyndon Johnson em 1966, em plena Guerra Fria.

O presidente americano participará em cerimônia na Parliament Square e mais tarde do jantar de gala com o monarca malaio, Abdul-Halim, e o primeiro-ministro, Najib Razak, no Palácio Istana Negasse.

No domingo, a agenda de Obama inclui uma visita à Mesquita Nacional de Kuala Lumpur, um almoço e uma entrevista coletiva com o primeiro-ministro, assim como sua presença em um fórum de inovação e criatividade e encontros com universitários e representantes da sociedade civil.

Na viagem, que começou na quarta-feira, o presidente estreitou laços com o Japão e Coreia do Sul, históricos aliados, e abordou a segurança marítima na região, submetida às tensões com a China, assim como as ameaças da Coreia do Norte e, também, a crise na Ucrânia.

Na segunda-feira, Obama viajará para Filipinas, onde se reunirá com o presidente Benigno Aquino. Na terça-feira concluirá sua viagem e voltará a Washington. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.