Obama diz que suposto ciberataque da Coreia do Norte é ato de vandalismo

  • Por Agencia EFE
  • 21/12/2014 13h27

Washington, 21 dez (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou em entrevista para a emissora “CNN” parcialmente divulgada neste domingo que o ciberataque contra o estúdio Sony Pictures, pelo qual seu governo acusa a Coreia do Norte, é um ato de vandalismo e não um ato de guerra.

“Não, não acho que seja um ato de guerra, acho que é um ato de cibervandalismo que foi muito custoso, que tomamos muito a sério”, disse o presidente Obama em um trecho da entrevista divulgada pela “CNN”.

Os Estados Unidos acusaram a Coreia do Norte de estar por trás do ciberataque contra a companhia Sony Pictures, que acabou com a retirada dos cinemas do filme “A Entrevista”, uma comédia sobre um complô fictício para assassinar o líder norte-coreano Kim Jong-un.

O presidente americano reiterou que os Estados Unidos “responderão proporcionalmente”.

A Coreia do Norte negou qualquer envolvimento no ciberataque e propôs aos Estados Unidos uma investigação conjunta, mas o país americano manteve suas acusações.

“Se permitimos um precedente no qual um ditador em outro país pode alterar através de ciberataque a distribuição de uma empresa ou de seus produtos, e como consequência começamos a nos censurar, isso é um problema”, ponderou Obama. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.