Obama e Putin se encontram brevemente em Pequim durante cúpula da Apec

  • Por Agencia EFE
  • 10/11/2014 15h20
  • BlueSky

Pequim, 10 nov (EFE).- Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rússia, Vladimir Putin, mantiveram nesta segunda-feira um breve encontro às margens da Cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), que está sendo realizada em Pequim.

Obama e Putin conversaram enquanto esperavam para realizar a tradicional foto de grupo da Apec. Nem os Estados Unidos nem a Rússia revelaram o teor do diálogo entre os governantes.

Um eventual encontro entre ambos os líderes é um dos fatos mais esperado desta cúpula, que termina amanhã, após Washington ameaçar impor novas sanções contra Moscou pelo fato da Rússia ter reconhecido as eleições ocorridas há oito dias nas zonas controladas pelos rebeldes nas regiões ucranianas de Donetsk e Lugansk.

O encontro de hoje entre Obama e Putin é o primeiro desde que os dois presidentes tiveram uma breve conversa sobre a crise ucraniana durante as comemorações na França do 70º aniversário do desembarque de Normandia, em junho.

“Segundo disse nesta segunda-feira em Pequim o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, o encontro de Obama e Putin pode ocorrer na capital chinesa ou na Austrália, ou aqui (Pequim) e na Austrália”.

Peskov se referiu a possibilidade dos dois presidentes se reunirem em Pequim ou durante a cúpula do G20 em Brisbane (Austrália). EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.