Obama promete aumentar apoio dos EUA à oposição na Síria

  • Por Agencia EFE
  • 28/05/2014 12h55

West Point (EUA.), 28 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu nesta quarta-feira aumentar o apoio de seu país à oposição na Síria.

Em um discurso realizado na academia militar de West Point, Obama assegurou que trabalhará com o Congresso para “apoiar aqueles que, na oposição síria, oferecem uma melhor alternativa perante o terrorismo e um ditador brutal”.

Desde março de 2011, a Síria é palco de um violento conflito entre o governo do presidente Bashar al Assad e grupos opositores, o qual já resultou na morte de mais de 150 mil pessoas, além de ter deixado milhões de deslocados e refugiados.

Neste aspecto, o presidente americano defendeu sua decisão de não enviar tropas americanas a uma “guerra civil cada vez mais sectária”.

No entanto, segundo Obama, isso “não significa que os EUA não devem ajudar à população da Síria a se levantar contra um ditador que bombardeia e mata sua gente de fome”, acrescentou.

Obama ressaltou que ajudar “aqueles que lutam pelos direitos de todos os sírios” também é uma forma de combater o “crescente número de extremismos” que, segundo ele, encontram um “seguro refúgio” no “caos”.

O líder americano também prometeu dar apoio aos países vizinhos que estão acolhendo refugiados sírios, como a Jordânia, Líbano, Turquia e Iraque, para combater os terroristas que operam na fronteira. EFE

elv-jmr/fk

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.