Obama recebe Hollande com honras de Estado na Casa Branca

  • Por Agencia EFE
  • 11/02/2014 14h02

Washington, 11 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua esposa, Michelle, receberam nesta terça-feira com honras de Estado em uma cerimônia na Casa Branca o presidente francês, François Hollande, antes da reunião que os dois manterão no Salão Oval.

Hollande chegou em uma limusine à Casa Branca e Obama lhe deu as boas-vindas em companhia da primeira-dama, que vestia um casaco vermelho.

Os três cumprimentaram primeiro membros do gabinete de Obama, entre eles o vice-presidente, Joe Biden, o secretário do Tesouro, Jack Lew, e o secretário de Estado, John Kerry, e depois escutaram o hino dos dois países.

Em seguida, Obama e Hollande passaram em revista a guarda militar de honra e cumprimentaram alguns dos curiosos que se aproximaram para presenciar a cerimônia, em sua maioria jovens com as bandeiras dos EUA e da França.

Com um breve discurso com algumas palavras em francês, Obama destacou que a França é “o mais velho aliado” dos Estados Unidos e que se deve “preservar” esta associação duradoura, mas também renová-la fortalecê-la.

Obama enfatizou, além disso, que esta visita de Estado de Hollande, que começou na segunda-feira, é a primeira de um líder francês aos EUA desde 1996.

Os dois líderes visitaram nesta segunda-feira Monticello, a antiga residência do presidente americano Thomas Jefferson, como reflexo dos “valores” compartilhados e da “devoção pela liberdade, igualdade e a fraternidade”, segundo lembrou hoje Obama.

Já Hollande começou seu discurso em inglês com uma alusão ao “frio” em Washington em “um grande dia para os Estados Unidos e a França”.

“Construímos um modelo de amizade”, afirmou Hollande sobre a aliança bilateral e ao homenagear o “sacrifício” dos soldados americanos que brigaram ao lado da França na Segunda Guerra Mundial. EFE

mb/dk

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.